Cultura

Cine Arte Pajuçara exibe o documentário político 'Renato Um de Nós'

Depois da sessão, será realizado um debate com a participação do diretor Carlos Pronzato; a estreia está marcada para este sábado (30), às 14h

30 de Julho de 2022, 11:15

Da Redação

Em Maceió, o diretor Carlos Pronzato participa do debate que será realizado depois da exibição de seu documentário mais recente, o média-metragem “Renato Um de Nós”. A produção de 58 minutos estreia no Centro Cultural Arte Pajuçara (avenida Dr. Antônio Gouveia, 1.113, Pajuçara) neste sábado (30), às 14h. O ingresso promocional, a R$ 10, pode ser reservado pelo PIX (CNPJ) 19442911000105.

“Em 5 de fevereiro de 2022, em todo o Brasil, movimentos sociais se reuniram para protestar contra os assassinatos de Moïse Kabagambe e Durval Teófilo, ambos motivados pelo racismo. Em Curitiba, o ato foi marcado em frente à Igreja do Rosário dos Homens Pretos”, informa a Comunicação do Pajuçara. “Em determinado momento, os manifestantes entraram na Igreja, o que rendeu cinco representações de vereadores de Curitiba pedindo a cassação do vereador Renato Freitas. Finalmente, numa clara decisão racista, a cassação aconteceu nos dias 22 e 23 de junho de 2022. Posteriormente, houve uma liminar que restituiu o vereador no cargo.”

Renato Freitas liderou manifestação dentro de uma igreja em Curitiba e foi cassado por isso

O diretor argentino Carlos Pronzato, de 63 anos, radicado em Salvador (BA), tem uma longa trajetória de filmes políticos, especialmente documentários, a exemplo de “Madres de Plaza de Mayo, Memoria, Verdad, Justicia”, de 2009, e “1917, a Greve geral”, de 2020. Recebeu o prêmio do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais em 2008; o Roberto Rossellini, no mesmo ano, na Itália, e em 2017, o prêmio Liberdade de Imprensa, pelo jornal Tribuna da Imprensa Sindical, no Rio de Janeiro.

Pronzato fará um segundo lançamento do “Poemas para Resistir: o Caso Braskem”, que ele havia apresentado ao público maceioense no início do ano. Trata-se de uma antologia de 20 poemas escritos durante e depois das gravações do documentário “A Braskem passou por Aqui, a Catástrofe de Maceió”.

Carlos Pronzato, que dirigiu mais de 70 documentários, também lançará livro de poesia

Para realizar "Renato Um de Nós", Pronzato passou dez dias em Curitiba, ao lado do vereador Renato Freitas (PT), cobrindo toda a mobilização na capital paranaense que buscava a absolvição do parlamentar. O filme apresenta a versão do personagem principal sobre os fatos ocorridos que resultaram na cassação do vereador, posteriormente restituído ao cargo. 

“Esse filme é uma homenagem ao Renato e toda a sua luta. Tenho para mim que ele é uma representação atual de Zumbi dos Palmares. É o Zumbi de Curitiba”, declarou o cineasta, poeta e diretor teatral em outro debate sobre o filme realizado mês passado no Rio de Janeiro. Para Renato Freitas, "ser vereador negro de esquerda numa cidade racista de direita é resistência diária".