Vídeo produzido pela Diretoria de Teatros do Estado acaba de ser lançado e pode ser acessado gratuitamente no site da centenária casa de espetáculos
01 de Fevereiro de 2022, 16:51
Da Redação
A pesquisadora e museóloga Cármen Lúcia Dantas realiza uma visita guiada ao Teatro Deodoro, no centro da capital, em novo vídeo produzido pela Diretoria de Teatros do Estado (a Diteal). Produção bem sucedida concebida e roteirizada pela jornalista Hannah Copertino, responsável pela comunicação do teatro e de seu vizinho complexo cultural, o vídeo postado no canal do teatro no YouTube traz uma pesquisa (de Cármen Dantas) acurada e cheia de curiosidades.
“O Teatro Deodoro é uma das obras mais significativas do traço de [Luigi] Lucarini. Há predominância do neoclássico, afinal, Lucarini era italiano, justo que ele fosse buscar inspiração no clássico da Europa e, aqui no Brasil, o neoclássico”, ensina Dantas, referindo ao arquiteto italiano que mudou o perfil de Maceió (e Penedo) na virada do século 19 para o século 20. A museóloga dá início a sua visita ao teatro, ainda na Praça Deodoro, cujo antigo nome, Largo das Princesas, fora trocado em razão da “euforia da República” — ela explica.
E revela a tradução das inscrições em latim no alto da fachada do edifício. “Ladeando esse frontal central, nós temos duas cartelas com ditos em latim: ‘Com o riso, castigamos os costumes’ e ‘A arte é longa, a vida breve’.”
A comunicação da Diteal indica a eficiência da visita guiada ao teatro proporcionada pela museóloga e agitadora cultural. “De maneira didática e dinâmica, Cármen Lúcia Dantas vai comentando sobre as características e história de cada espaço visitado.”
A diretora-presidente do teatro e complexo cultural, Sheila Maluf, diz ser “uma honra” receber Cármen Lúcia Dantas. “Estamos muito felizes com o resultado desse trabalho. Agradeço e parabenizo Cármen, que gentilmente aceitou o nosso convite.”