Berço de grandes personagens da história de nosso Estado, o município se destaca pela sua cultura e regiões de matas, serras e cursos de água
29 de Maio de 2020, 15:47
Ivaldo Pinto é jornalista
Localizada na mesorregião do leste alagoano, Viçosa é um dos mais importantes municípios de Alagoas e se destaca pela sua cultura e belezas naturais, com matas, serras, cursos de água e terras férteis, que proporcionam um belo panorama.
Cognominada “Princesa das Matas”, Viçosa é uma pacata cidade banhada pelo rio Paraíba do Meio. Tem uma população estimada de 25.733 habitantes (IBGE/ 2019) e está a 210 metros de altitude acima do nível do mar. A cidade encanta o visitante pelo seu bonito e preservado casario que moldura o centro histórico, sem esquecer os logradouros públicos bem cuidados.
Antigamente, seu nome era Riacho do Meio, povoação pertencente ao município de Atalaia. Porém, em 1831, por decreto imperial, o povoado foi elevado à condição de vila, desligando-se daquele município. Anos depois, em 1892, na gestão do governador Gabino Bezouro, a Vila da Assembleia foi elevada à condição de cidade e passou a se chamar Viçosa.
Viçosa é berço de grandes personagens da história alagoana, como o senador Teotônio Vilela (o Menestrel das Alagoas) e do seu irmão Dom Avelar Brandão Vilela, cardeal primaz do Brasil; dos poetas Manoel Neném e Zé do Cavaquinho; do folclorista Théo Brandão; do sociólogo Octávio Brandão e de outros ilustres personagens, a exemplo de José Maria de Melo, José Aloísio Vilela e José Pimentel. Não é à toa que a cidade é também chamada “Atenas Alagoana”.
O município viçosense se destaca, também, por suas manifestações folclóricas, festas religiosas, juninas, e do Padroeiro Senhor do Bom Jesus do Bomfim, além das tradicionais cavalhadas e vaquejadas. Entre as atrações naturais estão a serra Dois Irmãos, local onde os historiadores supõem que teria vivido o líder negro Zumbi, até ser morto pelas tropas de Domingos Jorge Velho. Outra atração natural é uma cachoeira localizada no povoado Anel, frequentada por nativos e visitantes. O local é ideal para trilhas a pé.
Em se tratando de hospedagem, a melhor opção é o Hotel Fazenda Marambaia, na zona rural, refúgio para aqueles que curtem a natureza. Outra boa opção a Pousada Fazenda Baixa Funda, às margens da AL-110. Na cidade, uma boa dica é a Pousada e Restaurante Thauanne. Os principais acessos a Viçosa são pela BR-316, AL-204 e AL- 110, todas asfaltadas.
Contato: [email protected]