Embora as águas do paraíso estejam contaminadas, prefeitura de Maceió investe na alta temporada do Verão
27 de Julho de 2018, 13:38
Começando o Verão, a contaminação das águas na orla de Maceió tornando-se mais do que um imbróglio, uma espécie de assombração para técnicos e agentes da Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (a Semptur). Mas o tempo não para, os turistas chegam à cidade e a prefeitura anuncia a alta temporada nos hotéis e voos com destino à capital alagoana. De acordo com a Comunicação do município, Maceió “está preparada para acolher cerca de meio milhão de viajantes que já começaram a desembarcar”. “Ao todo, a cidade está recebendo 26 novos voos fretados de diferentes operadoras do país desde o começo do mês.”
De acordo com o secretário Jair Galvão, “ao longo do ano, a prefeitura tem trabalhado em diferentes frentes de articulação com companhias e operadoras parceiras, responsáveis pelos fretamentos e block charters para a cidade”. “Além disso”, informa Galvão, “em 2015 a Semptur atuou de forma bastante efetiva na promoção do destino junto ao público final, com ações na imprensa, participação em eventos estratégicos e ações inovadoras nas redes sociais. Isso tudo certamente irá resultar em uma temporada muito positiva que vai lotar Maceió até fevereiro.”
Semptur/ Imprensa |
Cartão postal de Maceió ameaçado pela contaminação das águas: esgotos são lançados ao oceano por galerias de águas pluviais |
Segundo o secretário, o novo voo de Buenos Aires para Maceió, lançado pela companhia GOL, “sinaliza, também, um impulsionamento do mercado sul-americano que já representa mais de 71% do fluxo internacional para Alagoas”. “A redução do ICMS do querosene da aviação civil de 17% para 12% deve estimular, ainda, o lançamento de novas conexões, não somente internacionais como domésticas.”
Para Jair Galvão, os voos fretados “são essenciais” à garantia de um fluxo turístico nessa alta temporada, “quando os hotéis ficam praticamente lotados”. “Mas precisamos de um suplemento à malha aérea regular, que não é suficiente para a demanda de turistas interessados em conhecer o destino durante todo o ano. Precisamos melhorar a conectividade de Maceió com os principais mercados emissores no Sudeste, Sul e Centro-oeste”, destaca o gestor, avisando que a capital está preparada para investir, também, em “novos mercados internacionais”.
Segundo o site oficial, a partir de janeiro, a prefeitura fará parceria com hotéis e restaurantes da cidade, e com o governo do Estado, em estratégias de promoção para fortalecer o destino da Argentina, responsável por 30% do público internacional que nos visita. “Temos potencial também para prospectar novos voos internacionais de mercados europeus, por exemplo. Maceió está provando estar preparada para receber os públicos mais exigentes, com uma estrutura moderna e uma diversidade de empreendimentos de alto padrão”, sinaliza o secretário, informando que, até fevereiro, a cidade recebe nove navios com uma média de 27 mil passageiros.