Lugares

Congresso Internacional do Turismo volta à cidade do Porto depois de cinco anos

Evento que se realiza há cinco anos, com apoio do Ministério do Turismo português, traça 'caminhos de desenvolvimento'

27 de Julho de 2018, 13:37

O Congresso Internacional de Turismo será realizado este ano novamente na cidade do Porto, em Portugal, no período de 21 a 23 de junho. De acordo com a Comunicação do evento, o congresso, que foi criado em 2010 na mesma cidade portuguesa, “contará com algumas das principais personalidades do turismo no mundo”. A estimativa é de mais de 30 países participem da jornada.

As atividades incluem palestras, visitas de estudo em todo o Porto, realização de workshops e animações de rua. O tema é “O Turismo e o Mar”. “Esse encontro foi pioneiro na busca do desconhecido e de novos destinos”, informam os produtores, afirmando que esses novos caminhos traçados pelo Congresso Internacional de Turismo acabaram por se tornar “visita obrigatória a qualquer turista”.

“O mar, destino contemporâneo, tem dado novas dimensões e potencialidades de natureza cultural, econômica e social. Portanto, é extremamente importante para se reunir pesquisadores, professores, estudantes, agentes de turismo, gestores públicos e políticos responsáveis pela área de segmentação, além de estudiosos em geral”, defende a Comunicação do congresso, destacando a “troca de experiências” proporcionada pelo evento. “Estamos criando novos vínculos, novas perspectivas de desenvolvimento do turismo em sua conexão multidimensional com o mar enquanto recurso imenso em termos de transporte e lazer, no quadro da implementação de atividades sustentáveis.”

Entre os palestrantes estão Adalberto Dias de Carvalho, professor aposentado e principal pesquisador da Universidade do Porto; Christian Bataillou, professor e pesquisador da Universidade de Perpinhã (França) e especialista da Organização Mundial do Comércio em turismo sustentável, cultura e patrimônio; James Guia, diretor do programa “Faculdade de Turismo” da Universidade de Girona (Espanha), e Michael Hall, professor de Marketing.

O jantar oficial do Congresso Internacional de Turismo ocorrerá na segunda-feira 22 de junho, no museu interativo World of Discoveries. O bufê apresentará pratos quentes de oito países.