Em exibição até o dia 30 deste mês em Maceió, a feira mundial de artesanato Expoarte – em cartaz no shopping Parque à avenida Comendador Gustavo Paiva, 5.945, bairro de Cruz das Almas – apresenta uma mostra especial de peças da aldeia Masai no Quênia. Os objetos africanos, destinados tanto a decoração de ambientes como para serem utilizados como adereços femininos, são multicoloridos e feitos em madeira e pedra-sabão.
A Expoarte reúne dez artesãos de diferentes países, entre as quais, além do Quênia, Equador, Indonésia, Índia e República Tcheca. Enquanto o Quênia vem com peças em madeira produzidas por mais de 40 tribos daquele país africano, o Equador aparece com objetos de prata e a Índia com uma numerosa variedade de tecidos e cores em vestidos, camisas, saias e outras peças de um vestuário original e requintado. A República Tcheca exibe uma surpreendente coleção de cristais.
![]() |
Pulseiras do Quênia chamam atenção pelas cores e pelo design |
“No quesito decorativo e utilitário, o estande da Turquia traz pratos em cerâmica de origem espanhola de Talavera [município da Catalunha, na Espanha], feito e pintado à mão, que vai ao forno, lava-louça e micro-ondas. Também chamam atenção as cores vibrantes das roupas e tecidos do Senegal, que prometem trazer energias positivas”, informa a comunicação do shopping Parque.
Do Brasil, destacam-se as pedras preciosas de Minas Gerais, enquanto o estande de Santa Catarina reúne objetos decorativos em madeira de reflorestamento. Os cuidados com a saúde são o carro-chefe do Paraná, que veio com uma equipe de massageadores, propiciando momentos de relax durante uma visita à feira.
A Expoarte segue o horário de funcionamento do shopping Parque, de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h. No domingo, a visitação ocorre das 12h às 22h. Entrada gratuita.