13/06/2017 09:34:31
Paschoal Cataldi - O Homem espiritual
Quem não deseja a paz nesse mundo?
Crédito: Nações Unidas do BrasilPaz mundial: aqui, no Centro de Memória Paz e Reconciliação da Colômbia
Paschoal Cataldi é empresário e escritor

Tem alguém que você conhece que não deseja a paz? Não, isso não existe, porque todos nós garimpamos uma vida inteira atrás dessa joia preciosa, desse algo que todos queremos encontrar, e pelo que parece não existe neste planeta.

Temos relatos de pessoas que passaram pela Terra e que encontraram essa pedra preciosíssima, tais como: Paulo de Tarso, Santo Agostinho, Chico Xavier, Francisco de Assis, Madre Tereza de Calcutá, e tantos outros que buscaram e conseguiram encontrar o endereço que tanto procuramos.

Temos como um dos exemplos, Madre Tereza de Calcutá, que relatou quando perguntada como encontrou a paz disse:

"Nasci na Iugoslávia, e um dia sozinha em meu aposento, no convento em que servia, me questionava no que estava procurando, pois sentia um vazio dentro de mim, e então ouvi um sussurro que me dizia, "vá e dedique-se aos pobres e necessitados".

– Crendo que algo divino viera a meu encontro, entrei em oração e logo fui ouvida por Deus. Alguns dias depois, as dirigentes do meu convento informaram que precisavam de servidoras na Índia, precisamente em Calcutá, e então abracei essa oportunidade na certeza de que lá encontraria a paz que tanto procurava; entreguei-me de corpo e alma a essa obra de caridade, e assim comecei a sentir uma transformação interna em meu ser, que a cada dia que passava nesse trabalho, parecia crescer mais e mais em meu coração o desejo de servir, e assim senti deliciar-me dessa paz tão desejada que tanto procurava.

Bem, neste relato podemos assim analisar que a paz que procuramos, não está distante: ela está dentro de nós, ela se cria através de nossos pensamentos e atos de servidão ao próximo, da nossa dedicação à frase célebre de Jesus na qual o Divino Mestre esclarece quando perguntado qual era o maior mandamento; ele respondeu: "Amar a Deus sobre todas as coisas", e o segundo "Amar teu próximo como a ti mesmo".

Portanto essa paz tão desejada, está só esperando em você a oportunidade de desabrochar, quando começar a olhar a todos como irmãos, e ter a certeza de que "fora da caridade não há salvação".

D – divindade

E – espiritual

U – universal

S – suprema