01/05/2017 22:48:22
Gian Gadotti - Marketing Digital
A feira acabou, você desmontou o estande... E agora, o que fazer?
Crédito: ArquivoVocê tem muito o que fazer depois de desmontar a barraquinha
Gian Gadotti é especialista em marketing digital

Eu sei que você queria vender muito quando decidiu participar daquela de uma feira de negócios, mas isso não aconteceu e você ficou chateado. Mas a feira não acaba quando você desmonta o estande. Vai muito além com os contatos que você cadastrou e com os cartões e catálogos que você distribuiu.

Anime-se! Vamos à luta, companheiro!

Vamos falar um pouco sobre isso:

Participei de inúmeras feiras de negócios na minha vida e em todas sempre faço minhas pesquisas de satisfação com os expositores. A pergunta é simples: foi bom para você ?

Bem, quando tenho uma resposta positiva, é óbvio que o expositor vendeu. Mas as respostas que mais me interessam (e são as mais comuns) são as “mais ou menos” e as “não, foi fraco”.

Os 4P do Marketing

Vamos analisar com base em fundamentos de Marketing, nos 4Ps (PRAÇA, PÚBLICO, PRODUTO e PREÇO). Tem que haver um equilíbrio entre os “Ps” para que as vendas aconteçam. Se a sua experiência não foi satisfatória, um ou mais destes itens não estavam alinhados com as expectativas do expositor ou do cliente.

A boa notícia é que qualquer ação de Marketing que você faça sempre terá um resultado valioso. Examine os 4Ps e tente entender a mensagem que eles trouxeram em relação ao seu evento. Faça os ajustes necessários na sua estratégia e na próxima feira volte para novos testes, novas informações e depois novos ajustes e novas tentativas. É um ciclo que fica mais eficiente a cada volta.

A revolução tecnológica do Marketing Digital

Mas atenção, aqui tem uma pegadinha. Não é só porque a feirinha acabou e você desmontou o esatande que você vai sair se lamentando. Óbvio que não. Vivemos uma revolução tecnológica onde 50% da população brasileira passa o dia conectada num smartphone. Então o cartão ou o panfleto que você entregou para o cliente no dia vai resultar numa visita no seu site, no seu perfil do Facebook ou Instagram. É um novo comportamento que esta revolução digital nos trouxe.

O consumidor conectado mudou o comportamento, então todas as suas mídias devem estar direcionadas para o seu website, pois é lá que você vai conseguir converter e dar sequencia no processo de vendas. Hoje em dia os clientes pesquisam antes de consumir, é um fato.

O cíclo do Marketing

Pronto, uma nova oportunidade de vender e de conseguir novas informações para entender direitinho a dinâmica do seu negócio. Aplique novamente os 4Ps para esse novo universo (a web) e repita o ciclo: analise, faça os ajustes, execute… Sempre.

Pratique Marketing.

Mantenha seu website atualizado.

Responda prontamente seu cliente. 

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