10/05/2018 08:00:04
Ivaldo Pinto - Turismo em Pauta
Gramado, a encantadora cidade das hortênsias
Crédito: Fotos/ Ivaldo PintoLago Joaquina Rita Bier, um dos cartões-postais de Gramado
Ivaldo Pinto é jornalista

Principal destino turístico do Rio Grande do Sul, Gramado – distante 120 km de Porto Alegre – encanta à primeira vista. É uma cidade bem cuidada, com lindas ruas adornadas por jardins floridos e arquitetura em estilo bávaro, que lembra cidades da Europa. Não existem semáforos nas ruas, o trânsito flui bem e todos respeitam a faixa de pedestres, coisa de primeiro mundo. A segurança é outro fator importante: as pessoas andam pela cidade, a qualquer hora do dia, sem ser incomodadas.

Localizada na Serra Gaúcha, precisamente na Região das Hortênsias, a uma altitude de 830 metros, Gramado se destaca por megaeventos como o Festival de Cinema, Feira Internacional de Turismo (Festuris), Natal Luz e outros também importantes, realizados durante o ano. Tem uma população de pouco mais de 35 mil habitantes, recebendo seis milhões de turistas/ano, que se acomodam nos 200 pontos de hospedagem, que totalizam 11 mil e 400 leitos, entre hotéis e pousadas. Na alta estação, quando a cidade está lotada, a população passa dos 200 mil habitantes.

Colonizada por italianos e alemães, Gramado dispõe de moderno comércio, com lojas de grife, fábricas de chocolate, restaurantes, bares, e se destaca ainda por sua gastronomia variada com pratos da culinária italiana e alemã. Essa cidade gaúcha vive praticamente do turismo; é a preferida de 60% das pessoas que desembarcam no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Para se ter uma ideia, somente no Natal Luz, num período 81 dias, Gramado recebeu dois milhões de turistas.

Mas a cidade das hortênsias, como é carinhosamente chamada, apesar de pequena, têm atrações turísticas de fazer inveja a qualquer cidade grande, como, por exemplo, o Mini Mundo, parque em miniatura brasileiro; Lago Negro, com pinheiros, azaleias e hortênsias, um belo cenário; Lago Joaquina Rita Bier, no centro, ideal para caminhadas; Museu de Cera; Hollywood Dream Car – Museu do Automóvel; Aldeia de Papai Noel, único parque natalino do Brasil; Avenida Borges de Medeiros, no coração do centro comercial; Harley Motor Show, bar-museu.

Tem, ainda, o Gramado Zoo, parque zoológico particular, com 200 mil m² e cerca de 1.500 animais; Igreja Matriz de São Pedro, com as estátuas dos apóstolos na área externa; Palácio dos Festivais, onde acontece os festivais de cinema; Rua Coberta, com restaurantes e lojas comerciais, point de turistas; Super Carros, museu com carros antigos e modernos; O Reino do Chocolate, fábrica de chocolates de temática florestal e o Snowland, parque temático de inverno fechado, o único das Américas, com 16 mil m².

Notas

Luciano Gonçalves, gerente-executivo do Convention Gramado, Canela & Visitors Bureau

• Na tarde do dia 13 de abril, no Espaço 273, em Canela, na Serra Gaúcha, o gerente-executivo do Convention Gramado, Canela & Visitors Bureau, Luciano Gonçalves fez uma apresentação aos jornalistas da Confraria Nacional de Jornalistas de Turismo (Conjotur) e enfatizou o recorde de captação, em 2017, quando o Convention conseguiu trazer para as duas cidades 45 eventos. Gonçalves, que preside o Conselho de Turismo, falou também dos resultados do primeiro trimestre de 2018: dois eventos já realizados, oito candidaturas lançadas, 24 eventos apoiados com geração direta de negócios aos associados e sete visitas técnicas realizadas com promotores de eventos. Antes da palestra, os jornalistas da Conjotur, que na ocasião participavam, como convidados, do Fórum Gramado de Estudos Turísticos, foram recepcionados pela relações públicas Lu Zanatta com chá da tarde do Noon Gastrô – Bristô do Espaço 273.

Divulgação
Nova presidente da Embratur, Tatá Bezerra

• O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) tem nova presidente. Trata-se de Aparecida Maria Borges Bezerra, ex-deputada federal, pelo (MDB). Antes de ser nomeada, Tatá Bezerra, como é conhecida na área do turismo, exercia o cargo de secretária Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo do Ministério do Turismo. Tatá também ocupou a função de diretora do Departamento de Produtos e Destinos da Secretaria Nacional de Políticas do Turismo, até 2015. A Embratur é uma autarquia especial do Ministério do Turismo, responsável pela execução da Política Nacional de Turismo em se tratando de promoção, marketing e apoio à comercialização dos destinos, serviços e produtos turísticos brasileiros no mercado internacional. O orçamento da Embratur para 2018 é de US$ 17 milhões, aproximadamente R$ 60 milhões.

Francisco Andrade
Museu do Futebol no Recife

• Termina no dia 20 de maio, no Recife, a exposição itinerante do Museu do Futebol, no segundo módulo do Centro Cultural Cais do Sertão, evento apoiado pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco. A mostra, que teve início no dia 25 de abril, faz parte dos 10 anos de fundação do Museu do Futebol de São Paulo e Recife é a primeira cidade a receber o projeto. A sala São Francisco do Centro Cultural Cais do Sertão foi o local escolhido para receber a exposição de 440m², que conta a história do esporte, paixão nacional. Há também um espaço voltado para as Copas do Mundo, bem como uma área dedicada ao Museu do Futebol, criado pela comunidade indígena-quilombola de "Tiririca dos Crioulos", na zona rural de Carnaubeira da Penha, na Serra do Arapuá, no sertão pernambucano. Depois, a exposição, sempre com entrada gratuita, seguirá para o Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte.

Exposição de artesanato das 'Inventiveiras' no Maceió Shopping

• O artesanato alagoano está em evidência no Maceió Shopping, onde acontece uma exposição de peças em bordados, filé, crochê e cerâmica, a cargo de grupo denominado "Inventiveiras", formado por cerca de 300 profissionais. A mostra integra as ações de apoio à comercialização do artesanato do Estado, por meio do programa Alagoas Feita à Mão, do governo de Alagoas, coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento e Turismo (Sedetur). A exposição começou no dia 4 de maio e termina no próximo dia 14; é uma iniciativa das "Inventiveiras", central de negócios de 8 unidades produtivas do artesanato alagoano, e conta com apoio da Sedetur, Sebrae e Maceió Shopping. As peças exibidas no local são das mais diferentes tipologias e regiões de Alagoas e estão sendo adquiridas por maceioenses e turistas.

Contato: ivaldopintodebarros@hotmail.com