05/04/2018 09:16:21
Ivaldo Pinto - Turismo em Pauta
Evento gastronômico movimenta a Reserva Ecológica Osvaldo Timóteo
Crédito: Ivaldo PintoAmantes da Natureza e da gastronomia se encontram no sábado (4) na Reserva Osvaldo Timóteo
Ivaldo Pinto é jornalista

Os amantes da Natureza, de todas as idades, poderão desfrutar de momentos agradáveis, em contato com a fauna e a flora, neste sábado (7), na Reserva Ecológica Osvaldo Timóteo, em São José da Laje (distante 101,2 km de Maceió), onde acontece a 9a Feijoada Ecológica.

O evento gastronômico, que em 2018 acontece no Dia Mundial da Mulher Rural, é organizado por Jacineide Maia; começa às 9h e termina às 17h. Atrai pessoas de Maceió e de cidades do entorno de São José da Laje. No estacionamento da Reserva Ecológica Osvaldo Timóteo, no dia em que o evento acontece, são vistos ônibus de turismo de Maceió e também automóveis particulares de outras cidades.

Da programação constam banhos de bica e de piscina, trilhas pela Mata Atlântica e outras atividades de lazer. Com relação à gastronomia, haverá distribuição gratuita de caldinhos de feijão e, no almoço, a tradicional feijoada. Animação não vai faltar e ficará por conta de Gilberto e Banda e Tuca Mendonça, que embalarão os convidados com vasto repertório da MPB, incluindo músicas da jovem guarda. No final, como é de praxe, sorteio de um garrote.

Localizada na Fazenda Santa Maria, às margens da BR 104, a Reserva Ecológica Osvaldo Timóteo possui uma área de 22,34 ha. A propriedade faz parte das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN). Foi criada pela portaria nº 018/2007 e está inserida na APA estadual de Murici. A antiga sede da Fazenda Santa Maria foi transformada em pousada e recebe hóspedes por agendamento.

Notas

• Encontro da Confraria Nacional dos Jornalistas de Turismo (Conjotur) será realizado no período de 12 a 15 de abril na bela cidade de Gramado, na Serra Gaúcha. O evento tem o apoio de Marta Rossi – leia-se Festuris. A confreira Jurema Josefa, de Porto Alegre, está cuidando da programação (que ainda não foi fechada) e dos apoios. Ela adianta, em primeira mão, que o traslado de Porto Alegre (aeroporto) a Gramado será feito em ônibus da Brocker Turismo. Lá, estão programadas visitas ao Reino do Chocolate e ao Snowland – parque temático de inverno, e passeio no bustour pela cidade. Haverá ainda recepção no Coelho Café Regional e churrasco no Garfo e Bombacha. A reunião da Confraria, por sua vez, será no Espaço 273, na vizinha cidade de Canela. Consolidada em Fortaleza, em setembro do ano passado, a Conjotur é formada por profissionais da comunicação especializada e, sobretudo, amigos, e tem a finalidade precípua de defender o turismo como importante atividade econômica.

Prefeitura Municipal de Gramado
A encantadora Gramado recepcionará profissionais da Confraria Nacional dos Jornalistas de Turismo

• Fornecedores da hotelaria de diferentes áreas, como hospitalidade, alimentos e bebidas, recreação, sistemas operacionais e eventos estarão em Fortaleza, entre os dias 16 e 18 de maio, para participar da 60a edição do Congresso Nacional de Hotéis – Conotel 2018 e da Equipotel Regional. Os eventos acontecem paralelamente no Centro de Convenções do Ceará – Edson Queiroz, um dos maiores e mais modernos do Brasil. Por falar nisso, o presidente da ABIH/Nacional, Manoel Linhares, e a diretora comercial Equipotel, Camila Moretti, estiveram em Maceió, dia 29 de março, para fazer o lançamento dos tais eventos, às 15h, no Best Western Premier, na Ponta Verde, com a presença de lideranças do trade alagoano e empresários da hotelaria e da gastronomia.

• Na segunda-feira (2), no tradicional Mercado Municipal de São Paulo, houve uma ação promocional da Secretaria de Turismo, Esportes de Lazer de Pernambuco, por meio da Empetur. O evento, com muito frevo, passistas e artistas pernambucanos foi animado pelo Maestro Forró e sua orquestra que entoou diversas músicas da cultura pernambucana. Na hora da apresentação, houve a distribuição de material promocional e sombrinhas de frevo. Segundo o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, promover ações para o público final em São Paulo é de suma importância para o mercado turístico de Pernambuco. Ele, que esteve presente na ação, disse que São Paulo é o maior emissor de turistas para Pernambuco, e nada melhor que fortalecer esse laço.

Hesíodo Góes
O secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, também caiu no frevo

• O ministro do Turismo, Marx Beltrão, esteve em Maceió, na quarta-feira (28), para fazer o lançamento do Plano Nacional de Turismo 2018-2022. O evento, promovido por entidades que integram o Conselho Curador do Maceió Convention & Visitors Bureau, ocorreu no Hotel Ritz Lagoa da Anta. Presentes, na ocasião, empresários do trade, gestores do turismo, autoridades e jornalistas. O PNT, elaborado em parceria com o Conselho Nacional do Turismo, traz em seu bojo novas diretrizes para nortear as linhas de atuação pública durante os próximos cinco anos e fortalecerá a regionalização, melhoria da qualidade e competitividade, incentivo à inovação e promoção da sustentabilidade. O marketing, apoio à comercialização de destinos, experiências, gastronomia e atrativos turísticos nacionais estão entre as prioridades do documento.

Contato: ivaldopintodebarros@hotmail.com