07/02/2018 12:15:01
Ivaldo Pinto - Turismo em Pauta
Maragogi, no litoral Norte, ganha o primeiro zoológico interativo do Brasil
Crédito: Página FacebookNo Zoológico Pet Silvestre, o contato direto com os animais é o diferencial
Ivaldo Pinto é jornalista

Conhecida nacionalmente pelo belo litoral com praias de águas cristalinas e de cor azul turquesa inconfundível, sem esquecer as famosas Galés – piscinas naturais a 6 km da costa –, Maragogi, no litoral Norte, ganhou recentemente uma atração turística na concorrida praia de Peroba, uma das mais frequentadas por turistas nacionais e estrangeiros.

Trata-se do Zoológico Pet Silvestre, o primeiro da história de Alagoas e o primeiro do Brasil a trazer uma proposta de zoológico interativo, onde os visitantes participam de uma experiência inesquecível durante o circuito de visitação, conhecendo de perto e tendo contato direto com diversos animais e ainda aprendendo mais sobre a preservação do meio ambiente.

O equipamento funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 16h, com entrada paga. As tarifas variam de preço: normal 50 reais, meia entrada, 25, contemplando estudantes e crianças de cinco a 11 anos, maiores de 60 anos e pessoas com deficiência. Há ainda os combos promocionais que variam de 100 e 120 reais, adultos com crianças. Professores, guias de turismo e crianças com até quatro anos, acompanhadas de adulto pagante, têm entrada franca.

Segundo a secretária de Turismo de Maragogi, Thereza Dantas, o Zoológico Pet Silvestre, inaugurado em janeiro passado, dispõe de várias espécies da fauna brasileira e a interação entre visitantes e animais é um diferencial. “Com viés educativo e recreativo, o zoológico é a mais nova atração turística e tem recebido pessoas da cidade, de outros municípios vizinhos e turistas de um modo geral”, enfatiza a secretária.

Notas
* Na terça-feira (6) a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, por meio da Empetur, em parceria com a Infraero, Prefeitura do Recife e de Olinda, deu início a ação “Frevo no Ar”, no Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre. Consiste na apresentação de bailarinos em um espetáculo aéreo regado a muito frevo para recepcionar os visitantes que chegam para o Carnaval. São 30 artistas que vão se apresentar até a quinta-feira (8), sempre nos horários das 11h30 e 13h50. A intenção é trazer os visitantes para sentirem o gosto do Carnaval já no desembarque na capital pernambucana. A ação completa consiste em uma peça musical e teatral, na qual os bailarinos se agrupam no hall principal do aeroporto sob o som do frevo.

Hesíodo Góes/ Divulgação
 
 Frevo no Ar, para recepcionar passageiros que desembarcam no aeroporto do Recife

   

Fotos/ Ivaldo Pinto
Copa Airlines vai ligar Fortaleza à Cidade do Panamá, em julho vindouro

* A partir do dia 18 de julho, os cearenses terão mais facilidades de viajar para os Estados Unidos, México e Canadá, com a entrada em operação do voo da Copa Airlines ligando Fortaleza à Cidade do Panamá, com duas frequências semanais. O voo CM 343, sairá da capital cearense às quintas-feiras e domingos às 2h13, e chegará ao Panamá às 6h45 (horários locais). Na volta, o voo CM 342 sairá do Panamá às quartas-feiras e sábados às 15h25 e chegará às 23h57 a Fortaleza (horários locais). O equipamento a ser utilizado será um Boeing 737-800, com capacidade para 154 passageiros, sendo 16 na classe executiva e 138, na econômica. O anúncio do voo foi feito, em 29 de janeiro, pela Secretaria de Turismo do Ceará (Setur) e a Copa Airlines, em evento para o trade turístico, no Centro de Eventos do Ceará.

Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares bate recorde de movimentação de passageiros em 2017

* O Aeroporto Zumbi dos Palmares, em Maceió, registrou recorde de movimentação de passageiros em 2017, com 2.068.170 embarques e desembarques, 72.798 passageiros a mais do que em 2016. Um dos mais bonitos aeroportos brasileiros, o Zumbi dos Palmares, com capacidade para receber mais de 5 milhões de passageiros por ano, tem uma média diária de 5.666 embarques e desembarques e 21 operações regulares operadas pelas companhias aéreas Azul, Avianca, Gol e Latam, que interligam Maceió a diversos destinos nacionais. Conta, ainda, com um voo regular internacional para Buenos Aires, na Argentina, e um voo charter para Lisboa, Portugal, duas vezes por ano. O aeroporto vem passando por uma série de melhorias em suas instalações, que visam proporcionar um maior conforto aos usuários.

O casarão da Fazenda Anhumas serviu de cenário para o filme Joanna Francesa, no início da década de 1970

* Uma das grandes atrações do turismo rural e cultural em União dos Palmares, na região Norte, é a Fazenda Anhumas, distante dez quilômetros do centro da cidade. A sede, um bonito casarão cuja construção teve início em 1883 e levou seis anos para ser concluída, serviu de cenário para o filme “Joana Francesa”, do alagoano Cacá Diegues, no início da década de 1970. O filme teve a participação da atriz Jeanne Morreau e de Pierre Cardin, estilista francês. A Fazenda Anhumas é administrada por Izabel Maia Gomes, uma das herdeiras, que recebe estudantes, pesquisadores e turistas, com visita agendada. Na aprazível propriedade rural, há área de lazer, trilhas, cavalgadas, passeios pelo campo e outras atividades recreativas.

Contato: ivaldopintodebarros@hotmail.com