11/10/2017 11:06:39
Ivaldo Pinto - Turismo em Pauta
Fortaleza, um dos mais atraentes destinos turísticos do Brasil, onde o sol brilha o ano inteiro
Crédito: Ivaldo Pinto A bonita Fortaleza, um dos destinos mais procurados do Brasil
Ivaldo Pinto é jornalista

Em Fortaleza, a bonita e pujante capital do Ceará, o ambiente é de eterno Verão. Chove pouco, o sol brilha praticamente o ano inteiro, o que favorece ao turismo de sol e mar. A cidade tem aproximadamente 25 quilômetros de praias urbanas, de águas verdes e mornas, com toda infraestrutura em se tratando de bares e restaurantes, bem como de locais para prática esportivas.

O turismo está em evidência nessa metrópole nordestina. Os gestores do estado e do município, por meio dos órgãos oficiais de turismo, têm dado apoio total ao setor, seja na participação de feiras de turismo no Brasil e nos principais centros emissores internacionais, como na publicação de folhetaria institucional. Em Fortaleza, há uma perfeita sintonia do turismo com a cultura, e os resultados têm sido positivos.

A capital cearense, fundada em 1726, é hoje a quinta cidade brasileira com uma população estimada de 2.627,482 (IBGE), e se destaca também por sua gastronomia, diversificada e saborosa, e por suas manifestações culturais. Além de atrair muitos turistas brasileiros, Fortaleza recebe ainda turistas de outros países, especialmente de Portugal, França e Itália.

O centro de Fortaleza é marcado por prédios históricos em bom estado, praças bem cuidadas e outros espaços de lazer. Vale um city tour para conhecer as principais atrações turísticas como o Teatro José de Alencar; Mercado Central de Fortaleza; Catedral Metropolitana; Cine-Teatro São Luiz; Passeio Público e, na praia de Iracema, o Estoril; Centro Cultural Belchior; Pirata; Ponte dos Ingleses e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Mas, o forte do turismo em Fortaleza é o mar. No sentido Norte para o Sul, a praia de Iracema, próxima do centro, é a mais badalada da cidade e tem vida noturna intensa. Outra não menos famosa é a de Meirelles, onde, na Avenida Beira-Mar, acontece a tradicional feirinha de artesanato. Depois, vem a praia do Mucuripe, com sua bela enseada, e a famosa praia do Futuro, com suas enormes e estruturadas barracas que servem caranguejos, frutos do mar e pratos da culinária regional.

O turismo de negócios também tem avançado em Fortaleza, depois da construção do novo Centro de Eventos do Ceará, um dos mais modernos e equipados da América Latina. No equipamento, com 69.278 m² de área locável, são realizados congressos, seminários, feiras, exposições, workshops e eventos esportivos. A rede hoteleira de Fortaleza é de qualidade e os hotéis, em grande parte, estão localizados na orla marítima.

Notas
• Que crise que nada, o turismo em Alagoas está em alta. Para se ter uma ideia, de janeiro a agosto deste ano, o Aeroporto Zumbi dos Palmares mais do que triplicou a quantidade de turistas estrangeiros, na comparação com o mesmo período em 2016. Aliás, a Infraero divulgou que, somente em agosto deste ano, houve um crescimento de 4,5% no fluxo de passageiros no Zumbi dos Palmares. Para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), o principal fundamento para esse avanço é a constante expansão da hotelaria alagoana, que vai movimentar este ano R$ 101 milhões só com os novos empreendimentos inaugurados.

Ivaldo Pinto
A expansão da hotelaria em Alagoas contribuiu para o aumento do fluxo turístico internacional

• Com a presença da imprensa e autoridades, foi lançado na última quarta feira (04), em Porto Alegre, a 29a edição do Festuris Gramado – Feira Internacional de Turismo. O evento ocorreu no Hotel Laghetto Viverone Moinhos, ocasião em que os diretores da Rossi & Zorzanello, empresa organizadora, apresentaram aos presentes as novidades para a edição de 2017. A feira, este ano, terá a participação de vários países com estandes próprios: Argentina, Uruguai, Peru, México, Vietnã, Las Vegas, Polônia, Mônaco, República Dominicana, Texas, Cuba, Santa Mônica, Visit Califórnia, Santiago de Compostela, Los Cabos, Tahiti, Itália, entre outros.

Cassio Brezolla/ Divulgação 
Organizadores da Festuris 2017 e representantes do trade, quando do lançamento do evento

• Importantes destinos brasileiros que praticam o turismo religioso deverão fazer parte de pacotes de agência de viagem do Vaticano. O primeiro passo já foi dado na última quinta-feira (5), quando o ministro do Turismo Marx Beltrão se reuniu com representantes da Opera Romana Pellegrinaggi, a maior operadora de viagens do segmento no mundo, e conseguiu abrir um canal de negociação entre os executivos italianos e brasileiros. O próximo passo será a elaboração de amplos roteiros que contemplem destinos religiosos e outros atrativos já consolidados. No dia anterior, Beltrão encontrou-se com o Papa Francisco e o convidou a conhecer os roteiros religiosos do Brasil.

Estande interativo de Pernambuco na Abav

• Na 45a Abav Expo 2017, realizada em São Paulo, Pernambuco teve presença marcante com um estande totalmente interativo com telão e apresentações de hora em hora para os visitantes. Foi, sem dúvida, o estande que mais chamou a atenção dos visitantes e dos agentes de viagem que lotaram o ambiente. Durante a Abav, foi exibido o novo material promocional para agentes de viagem com o slogan “Pernambuco Coração do Nordeste”. Foram também realizadas reuniões entre o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, e representantes da Aerolineas Argentinas, TAP, Azul, Gol e Latam, afora representantes de feiras e eventos do Brasil e do mundo.

Contato: ivaldopintodebarros@hotmail.com