26/05/2017 08:01:11
Ivaldo Pinto - Turismo em Pauta
O encanto do litoral de Alagoas com suas praias paradisíacas, uma generosa oferta da natureza
Crédito: DivulgaçãoPraia de Ponta Verde, uma das mais belas de Maceió
Ivaldo Pinto

O turista que vem a Alagoas, seja nacional ou estrangeiro, se encanta com a beleza do litoral alagoano, que tem 230 quilômetros de extensão, pontilhado de praias paradisíacas, bordejadas por coqueiros, de Maragogi, no norte, a Piaçabuçu, no sul. São praias de águas cálidas e transparentes, cada uma mais bonita que a outra, e o que mais impressiona nelas é a cor do mar de vários matizes, que mescla o azul-turquesa e o verde-esmeralda, um cenário indescritível.

Maceió, a capital do Estado, com uma população de mais de 1 milhão de habitantes, é o principal portão de entrada do turismo. A cidade possui uma das orlas marítimas mais bonitas do mundo, segundo o site Cultura e Viagem Worldpress. Maceió é também considerada, pelo mesmo site, a mais bonita orla do Atlântico, na América do Sul. A capital alagoana tem 40 quilômetros de litoral e se limita com os municípios de Paripueira, no norte, e Marechal Deodoro, no sul. Na área urbana, as praias de Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca e Cruz das Almas são as mais frequentadas por nativos e turistas.

Nessas praias é onde estão concentrados os grandes hotéis e pousadas. São dotadas de infraestrutura; dispõem de calçadão, ciclovia e quiosques à beira-mar, que servem bebidas variadas, tira-gostos e pratos da culinária regional. Há, também, restaurantes, com culinária nacional e internacional, à beira-mar e adjacências, além de barzinhos com música ao vivo.

Em Maceió há praias mais afastadas que são também procuradas por nativos e turistas, a exemplo de Jacarecica, Guaxuma, Garça Torta, Sereia, Pratagy e Ipioca, todas no litoral norte, que registram grande movimento principalmente nos feriados e nos fins de semana.

Fora dos limites do município, destaque para as praias do Francês e Barra de São Miguel e Gunga, no litoral sul; Paripueira e Barra de Santo Antônio, no litoral norte, que integram a área metropolitana de Maceió.

 Há, contudo, outras praias badaladas em municípios mais distantes, como as de Maragogi, no litoral norte, na divisa de Alagoas com Pernambuco; Japaratinga, Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres. No litoral sul, destacam-se as praias de Jequiá da Praia, Coruripe, Feliz Deserto e Piaçabuçu. Agências de viagem que operam com turismo receptivo fazem passeios diários para algumas praias dos litorais norte e sul, saindo de Maceió.

 

Bordado Filé

A Associação dos Artesãos do Pontal da Barra, por meio de parceria, está comercializando peças do tradicional bordado Filé nos hotéis Maceió Mar, Acqua Suites, Brisa Tower e Brisa Mar. Os produtos ficam expostos no hall da recepção de cada hotel, à disposição dos turistas, das 6 horas da manhã às 19 horas. São vestidos (adulto/infantil), blusas, caminhos de mesa, bolsas, toalhas e saídas de banho, confeccionados com linha de algodão, em várias cores. A foto mostra a artesã, Fernanda Alves, no Maceió Mar Hotel, utilizando um tear na confecção de uma blusa.


Casa Museu Graciliano Ramos

Na Casa Museu Graciliano Ramos, em Palmeira dos Índios, cidade distante 140 Km de Maceió, o acervo é composto de originais de algumas obras, alguns objetos, máquina de escrever, roupas, documentos e fotos pessoais. Graciliano Ramos foi romancista, contista, cronista, memorialista e jornalista. Nasceu na vizinha cidade de Quebrangulo, em 1892, e faleceu em 1953, no Rio de Janeiro. Mestre Graça, como é carinhosamente chamado, foi também prefeito de Palmeira dos Índios (1928-1930). O museu (foto) funciona de segunda a domingo, das 8h às 17h.

 

João Pessoa - Buenos Aires

A partir de 1º de julho, a Gol Linhas Aéreas Inteligentes ligará João Pessoa a Buenos Aires, através de voo semanal, sempre aos sábados. O avião sairá da capital portenha às 12h35 e chegará à capital paraibana às 18h35. Na volta, a aeronave deixará o Aeroporto Castro Pinto, em João Pessoa, às 18h15; fará escala no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Maceió, e aterrissará no Aeroporto de Ezeiza, em Buenos Aires, à 0h50. A Gol, inclusive, já iniciou, em 18 de maio, em seu portal, as vendas das passagens para o referido voo.