31/05/2018 10:34:43
Cursos e mais
Edição 2018 do Festival de Artes Cênicas de Alagoas abre inscrições
Crédito: Fotos/ Nivaldo Vasconcelos/ Divulgação'Trem de Histórias' foi uma das montagens selecionadas pelo Festal em 2017
Da Redação do Alagoas Boreal

A quarta edição do Festival de Artes Cênicas (o Festal) abre nessa sexta-feira (1º) as inscrições para grupos e artistas atuantes no Estado. O prazo para entrega de propostas é até 10 de julho, devendo os interessados acessar o site do festival. (www.festivaldeteatrodealagoas.blogspot.com) O resultado será divulgado no dia 23 do mesmo mês, começando as apresentações em 10 de outubro, seguindo até o dia 24.

Organizado por um ‘grupo gesto’ formado por integrantes de diversos grupos locais e supervisionado pelo coletivo Volante de Teatro, o Festal foi contemplado, pelo segundo ano consecutivo, pelo edital “Algás Social”. O evento recebe, também, o apoio da Fundação Municipal de Ação Cultural (a Fmac), da Escola Técnica de Artes e do Espaço Cultural Salomão Barros (Universidade Federal de Alagoas), da Casa Jorge de Lima e do Museu Théo Brandão.

O espetáculo 'Sagração ao Tempo' foi apresentado ao ar livre na edição do ano passado

“A questão da memória é o mote dessa nova edição”, destaca o produtor e diretor Thiago Sampaio. “Pretende-se refletir sobre as diferentes histórias que compõem o teatro alagoano e como essas histórias podem ser apresentadas à sociedade. A programação contará com a apresentação de 15 espetáculos a serem selecionados via edital e ainda com uma exposição intitulada ‘Fio da Memória’, que reunirá diferentes registros da produção cênica local.”

De acordo com o informativo enviado à Redação, cada grupo ou artista selecionado receberá um cachê de R$ 1 mil por apresentação e por uma visita mediada à exposição “Fio da Memória”, junto a uma escola pública. “Grupos e artistas cênicos que atuem nas linguagens do teatro, dança, performance, circo e contação de histórias podem se inscrever”, avisam os organizadores.