16/05/2018 12:55:18
Diversão e Arte
'A Visita da Velha Senhora' encerra trilogia de Denise Fraga sobre um dilema de ética e sobrevivência
Crédito: Fotos/ DivulgaçãoTuca Andrada e Denise Fraga no espetáculo que estreia sexta-feira (18) em Maceió
Da Redação do Alagoas Boreal

Estreia na sexta-feira (18), no Teatro Gustavo Leite em Maceió, o espetáculo teatral “A Visita da Velha Senhora”. Denise Fraga interpreta a protagonista da trama, a milionária Claire Zachanassian, que, segundo o informativo enviado à Redação, é “quase a encarnação mítica do poder material que, com seu bilhão, põe em xeque a cidade de Güllen”. O autor da peça, o suíço Friedrich Dürrenmatt (1921-1990), como Bertolt Brecht – de quem Denise encenou, entre os anos de 2008 e 2016, “A Alma Boa de Setsuan” e “Galileu” –, busca formar uma consciência na plateia, realizando o chamado “teatro épico” que traz o público para um espaço reflexivo para além do entretenimento passivo.

“Encenar a ‘Visita’ depois de ‘A Alma Boa’ e ‘Galileu’ é quase como finalizar uma trilogia”, diz a atriz e produtora. “A trilogia de nosso eterno dilema entre a ética e o ganha pão.”

 
'A Visita da Velha Senhora' é uma crítica ao capitalismo nos moldes do teatro épico de Bertotl Brecht

A temporada em Maceió vai até o domingo (20). O espetáculo patrocinado pelo banco Bradesco, chega a Maceió via Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. A direção é do cineasta Luiz Villaça, retornando ao teatro. “A montagem tem a sofisticação de contar com cenários e figurinos do mineiro Ronaldo Fraga, que foi o vencedor da 30a edição do Prêmio Shell de Teatro de São Paulo”, informa a produção, destacando “a batuta do maestro Dimi Kireeff na direção musical”.

“A Visita da Velha Senhora” teve nominações ao Prêmio Shell nas categorias “melhor atriz” (Denise Fraga) e “melhor figurino” (Ronaldo Fraga) e ao Prêmio Aplauso Brasil nas categorias “melhor atriz” (Denise Fraga), “melhor direção” (Luiz Villaça), “melhor arquitetura cênica” (Ronaldo Fraga) e “melhor espetáculo independente”.

 
Claire Zachanassian se dispõe a ajudar a pobre cidade de Güllen com um bilhão desde que os cidadãos matem o antigo namorado dela
 
 Com 'A Visita da Velha Senhora', Denise Fraga realiza trilogia sobre ética

O enredo apresenta os cidadãos de Güllen, uma cidade arruinada, esperando ansiosos a chegada da milionária que prometeu salvá-los da falência. No jantar de boas-vindas, Claire Zachanassian impõe a condição: doará um bilhão à cidade se alguém matar Alfred Krank, o homem por quem foi apaixonada na juventude e que a abandonou grávida por um casamento de interesse. Ouve-se um clamor de indignação e todos rejeitam a absurda proposta. Claire, então, decide esperar, hospedando-se com seu séquito no hotel da cidade.

“A partir dessa premissa”, afirmam os produtores, “o suíço Friedrich Dürrenmatt nos premia com uma obra-prima da dramaturgia, construindo uma rede de cenas que se entrelaçam, cheias de humor e ironia, um desfile de personagens humanos e reconhecíveis que pouco a pouco, vão escancarando a nossa fragilidade diante do grande regente de nossas vidas: o dinheiro. Quem mata Krank? Cairá Güllen na tentação de satisfazer o desejo de vingança da milionária? Ou fará justiça? O que é fazer justiça? Até que ponto a linha ética se molda ao poder dinheiro?”

Ingressos entre R$ 25 e R$ 60 à venda na Livraria Leitura (shoppings Maceió e Parque), na loja Soraya Farias Acessórios à rua Eng. Mário de Gusmão, 507, bairro de Ponta Verde e no site aqui. Para mais informações, ligue (82) 3235 5301 ou mande email para svlyra@suechamusca.com.br. WhatsApp: (82) 99928 8675.

A Visita da Velha Senhora – Peça do suiço Friedrich Dürrenmatt; direção de Luiz Villaça; com Denise Fraga, Tuca Andrada e Fábio Herford – Sexta-feira (18) e sábado (19), às 20h; domingo (20), às 18h. Classificação: 14 anos.
Teatro Gustavo Leite – Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso à rua Celso Piatti, s/n, bairro central do Jaraguá.