07/05/2018 08:08:49
Maceió
Maio é o 'Mês de Ativismo de Combate à LGBTFobia'
Crédito: Fotos/ DivulgaçãoA artista performática Jane Di Castro fará o show 'Uma Divina Diva', no Teatro Deodoro
Da Redação do Alagoas Boreal

O Grupo Gay de Maceió realiza a “7ª Marcha LBGTI+ de Maceió” no domingo dia 27, a partir das 10h. O evento marca uma série de atividades que ocorrerão este mês, a partir da semana que vem, quarta-feira (16), com a realização do “3° Seminário Maceioense da População LGBT”, às 8h, no auditório do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas. Maio foi denominado pelos ativistas LGBTI+ “Mês de Ativismo de Combate à LGBTFobia”. O programa recebe apoio da Secretaria de Estado da Cultura (a Secult). A temática escolhida para conduzir todas as ações foi “Maceió de todas as Cores”.

Em informativo enviado a Redação, o presidente da Central LGBT de Maceió, Messias Mendonça afirma que "a ‘Marcha LGBTI+’ é realizada há sete anos com o objetivo de reunir gays, lésbicas, bissexuais, transexuais, travestis e ativistas para celebrar o orgulho e protestar contra o preconceito".

A transexual Nastasha Wonderfull no documentário '“Wonderfull – Meu Eu em Mim”, de Dário Júnior, vai estar na marcha

As ações começam na quarta-feira (16), com o “3° Seminário Maceioense da População LGBT”, às 8h, no auditório do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas. “Nessa edição”, informa a comunicação da Secult, “será debatido o tema ‘Visibilizar é resistir, e Nós resistimos, porque ainda precisamos falar sobre a Visibilidade LGBT." Na quinta-feira (17), ocorrerá uma audiência pública de combate à homofobia, na Câmara Municipal de Vereadores de Maceió, às 9h.

Na sétima edição do “Seminário de Combate à LGBTfobias” no dia 24, uma quinta-feira, está prevista uma “roda de conversa” com participação do professor doutor e ativista dos direitos humanos Toni Reis; da desembargadora Maria Berenice Dias; da coordenadora nacional LGBT, professora mestra Marina Heidel e do presidente da associação ArtGay Felipe Cabral. 

No dia seguinte, sexta-feira (25), às 9h, nova audiência pública, dessa vez na Assembleia Legislativa, propondo um debate sobre “a construção de alianças de solidariedade contra a LGBTfobia na educação”. Às 19h30, o espetáculo "Uma Divina Diva", da cantora e artista performática carioca Jane Di Castro, será apresentado no Teatro Deodoro.

A programação do mês LGBTI+ se encerra no dia 27, domingo, com a relação da “Marcha LGBTI+” na orla de Pajuçara. A concentração está marcada para as 13h. “A festa será comandada pelos DJ John Dayvison e Nanda Machado, com participação especial da diva Jane Di Castro e das convidadas Natasha Wonderfull, Andreia Vallois, Baby Lecleryr, Bárbara Nagman e Haleemah Luma, além do cover oficial de Eike Maravilha, Rosana Star”, destaca o informativo da Secult.