11/04/2018 15:56:02
Cultura
A iluminação 'surreal' da Natureza em exposição na galeria Gamma
Crédito: Fotos/ DivulgaçãoObra de João Facchinetti integra a exposição que será inaugurada nesta quarta-feira (11)
Jorge Barboza

Nesta quarta-feira (11), em Maceió, a galeria Gamma inaugura a exposição fotográfica “Eos”. O espaço, funcionando à avenida Luiz Ramalho de Castro, 899, bairro da Jatiúca, realizou excelentes mostras e projetos culturais em três anos de existência. Esse novo evento reúne, entre jovens e veteranos, os fotógrafos (todos alagoanos) Thiago Sobral, João Facchinetti, Gabriel Novis, Gustavo Mata, Luna Gavazza, Thiago Laion e Gustavo Pereira. “Nosso objetivo é apresentar a fotografia como arte”, explica Vera Gama, artista visual e proprietária da galeria, junto com o marido Dalmo Peixoto, e o colega Rogério Gomes.

O curador, também fotógrafo, Roberto Fernandes, fez a proposta do tema: a luz. Daí o nome Eos, do grego, aurora. Segundo a enciclopédia livre Wikipédia, trata-se de uma deusa, que, na mitologia grega, personificava o amanhecer. “Filha de Hiperião e Teia, é a irmã da deusa Selene, a Lua, e de Hélio, o Sol.”

Fotografia de Gabriel Novis, da série 'O Mar': uma das 20 fotografias em exposição a partir desta quarta-feira (11) na galeria Gamma

“A partir dessa pauta”, observa Thiago Sobral, de 35 anos, “fomos buscar imagens que tivessem algo com a forma da luz, que mostrassem como a luz aparece na Natureza.” Com exposições coletivas e individuais realizadas em Alagoas e em outros Estados, atualmente Sobral desenvolve projetos sobre o genial arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer – "O Que Teria acontecido a Niemeyer?" e "Caminhos de Niemeyer no Nordeste brasileiro".

O fotógrafo apresentará cinco quadros, um deles, montado separadamente, segundo o artista “mostra um deus mais urbano”. “A exposição busca a luz que não é trazida pelo homem, mas fiz essa foto no centro de São Paulo. As outras três, montadas em sequência noutro espaço da galeria, elas quase não têm uma relação, embora tenham sido feitas na estrada, com o carro em movimento. Duas delas tiradas próximas à Chapada Diamantina [Bahia], as outras na Chapada dos Veadeiros, no Estado de Goiás.

O 'deus urbano' ou a luz de São Paulo na fotografia de Thiago Sobral; confira

Thiago Sobral diz que a exposição "Eos" apresenta "um pouco do surreal da Natureza em relação à luz".

O curador Roberto Fernandes afirma ter pedido "licença" à deusa para que os fotógrafos se abstraissem "de linguagens técnicas entre as imagens". Segundo ele, a ideia era "tratar de uma história contada, não por elementos ou texturas, mas tentando organizar um conto, através apenas de um ponto, a luz”.

O galerista Dalmo Peixoto acredita que o evento "é mais uma ação para o estímulo e valorização da fotografia inserida no contexto das artes visuais alagoanas”. Composta de 20 obras coloridas e em preto e branco, "Eos" é a segunda mostra da galeria Gamma este ano.