27/03/2018 09:56:04
Cursos e mais
Edital 'Exposições Temporárias 2018' seleciona mostras para dois museus da capital
Crédito: DivulgaçãoMuseu Palácio Floriano Peixoto é um dos espaços que abriga as exposições
Da Redação do Alagoas Boreal

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) publicou, na segunda-feira (26), o edital “Exposições Temporárias 2018”. O certame vai selecionar oito projetos para mostras artísticas nos museus da Imagem e do Som de Alagoas (Misa) e no Palácio Floriano Peixoto (Mupa). As inscrições seguem até o dia 30 de abril. Para participar, o candidato deve preencher o formulário de inscrição e entregar junto aos demais documentos disponíveis no site aqui, no protocolo da Secult em envelope lacrado e identificado. A secretaria funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h, na Praça Marechal Floriano Peixoto (antiga Praça dos Martírios), centro da capital.

De acordo com informativo enviado à Redação, serão investidos R$ 24 mil na produção artística visual, abraçando os diferentes seguimentos: argila, pedra, madeira, metal, tecido, papel, mídias analógicas, mídias digitais etc. Poderão se inscrever pessoas físicas ou jurídicas, maiores de 18 anos, residentes em Alagoas há pelo menos dois anos. Serão aceitos projetos coletivos ou individuais, de qualquer suporte artístico, que obedeçam aos critérios do edital.

A novidade este ano é a seleção de dois artistas iniciantes. De acordo com a titular da pasta, Mellina Freitas, a iniciativa busca “valorizar o artista alagoano”. “Estamos promovendo as diversas formas de arte. Também, disseminando o conhecimento dos nossos equipamentos culturais, contribuindo para a democratização, registro e o acesso à arte e a cultura em Alagoas."

A avaliação dos candidatos será feita, segundo a Secult, “por uma comissão julgadora composta por profissionais de conhecimento reconhecido na área”. Os critérios são: relevância artística, apresentação do projeto e currículo do participante. O resultado será divulgado no dia 25 de maio. As exposições selecionadas terão duração mínima de 30 dias e máxima de 60 dias.