05/03/2018 12:16:17
Cultura
Com novos equipamentos para produtores independentes, Núcleo de Produção Digital é reativado
Crédito: Fotos/ DivulgaçãoProjetos inscritos passam por uma análise sob as especificações técnicas do regulamento
Da Redação do Alagoas Boreal

O audiovisual alagoano recebe um novo incentivo para a produção de filmes, videoclipes e outras iniciativas do segmento. Produtores independentes poderão solicitar, junto à Secretaria de Estado da Cultura (a Secult), responsável pelo Núcleo de Produção Digital de Alagoas (NPD) – recentemente reativado – equipamentos, segundo a própria Secult, de última geração.

Localizado no Museu da Imagem e do Som (o Misa), à rua Sá e Albuquerque, 275, bairro central do Jaraguá, o NPD é uma iniciativa que de, de acordo com a secretaria, apoia e fomenta a atividade audiovisual local, realizando ações de formação, qualificação técnica, difusão e cessão de equipamentos de captação e edição de imagem e som. O informativo da Secult enviado à Redação observa a “plataforma de alta definição” desses equipamentos.

Para o produtor e diretor de filmes Rafhael Barbosa, a reativação do NPD “fortalece a cadeia produtiva do cinema em Alagoas”. “Essa rede produtiva vai do diretor aos técnicos, movimentando a economia e a cultura do Estado", explica o cineasta.

'As Melhores Noites de Veroni' é curta-metragem alagoano premiado por juri popular na Mostra de Cinema Sururu de 2017

Os pedidos são aceitos por ordem de inscrição, de acordo com a disponibilidade de pauta para a produção. Poderão se candidatar pessoas físicas residentes em Alagoas há pelo menos dois anos, com obras audiovisuais autorais e artísticas, cujo teor não se preste a fins publicitários, institucionais ou político-partidários e que se enquadre nos gêneros de documentário, ficção, videoclipe, videoarte, experimental e animação. As inscrições são gratuitas.

Os projetos inscritos passam por uma análise com a finalidade de avaliar enquadramento nas especificações técnicas do regulamento, disponível no site aqui. Quando aprovados, obedecerão o prazo de disponibilização de pauta.

Núcleo de Produção Digital recebe equipamentos, segundo a própria Secult, de última geração

Os pedidos em envelopes fechados devem ser entregues na Secult, localizada à praça Marechal Floriano Peixoto, s/n, Centro, das 8h às 14h. Devem conter os seguintes dados: nome do filme e do responsável; formulário de inscrição preenchido; carta do responsável pelo projeto; relação nominal da equipe; comprovante de inscrição e situação cadastral no CPF, RG, comprovante de residência de dois anos atrás e atual (recente mínimo de três meses) do responsável pelo projeto e diretor; apresentação do roteiro, sinopse, composição da equipe técnica, cronograma de produção, portfólio do técnico de som, diretor de fotografia e do editor e comprovação de currículo técnico da equipe.