27/02/2018 13:23:07
Cultura
Selma Britto é homenageada pela Orquestra Filarmônica de Alagoas em série musical
Crédito: Fotos/ DivulgaçãoSelma diz se sentir 'emocionada e agradecida com todo esse prestígio carinhoso'
Paulo César Moreira

Em Maceió, na sexta-feira (2), iniciando a temporada de música clássica no palco do Teatro Deodoro, a Orquestra Filarmônica de Alagoas dá início à série “Selma Britto”, homenageando uma de nossas musicistas mais ativas. Pianista virtuose, Selma também participará como instrumentista desse primeiro concerto, afirmando estar “radiante com tudo isso”. As apresentações da série acontecem de março a dezembro, em cada primeira sexta-feira do mês, sempre às 20h. Os ingressos custam entre R$ 40 e R$ 20.

Além da participação da homenageada em algumas apresentações, a filarmônica, sob regência do maestro Luiz Martins -- responsável, também, pela direção artística do show --, conta, ainda, com a presença de solistas alagoanos, nacionais e internacionais.. De acordo com a comunicação da orquestra, os solistas serão uma “atração à parte, e com grande impacto artístico”. “O objetivo é apresentar ao público alagoano obras nunca executadas no Estado, fomentando a música de concerto e proporcionando à sociedade maior contato com essa arte tão sublime e fascinante.”

A comunicação da orquestra afirma que o objetivo da nova série é apresentar ao público 'obras nunca antes executadas no Estado'

Selma Britto diz estar “muito feliz”. “Um gesto com todo esse bem querer, além do carinho especial que tenho por esses músicos, estou verdadeiramente emocionada e agradecida. E ainda vou poder tocar com eles, que me fizeram essa surpresa. Estamos de mãos dadas, o que eu puder fazer por eles eu faço, pois música é minha vida.”

A pianista afirma, ainda, que o público pode esperar um repertório “muito abrangente”. “Eu vou tocar música brasileira, eles internacionais. Temos que ver nossas raízes e dar valor aos nossos compositores, sempre trazendo coisas novas e muito trabalhadas. Estamos todos muito alegres com isso. Aprontar tudo, estudar e poder passar para o público toda a emoção da música erudita.”

'Ações que Selma realiza de divulgação da cultura alagoana são exemplo de cidadania e amor à música', dizem realizadores

Os realizadores dos concertos “Selma Britto” explicam que a artista “foi e é fonte de inspiração”. “As ações que realiza de divulgação da cultura alagoana são exemplo de cidadania, respeito e amor à música”, destaca o informativo enviado à redação do Alagoas Boreal. “A série foi desenvolvida para formação de plateia, por meio da execução de um programa dedicado ao repertório sinfônico tradicional, valorizando o que temos de melhor no Estado.”