02/02/2018 11:44:49
Maceió
Prévias carnavalescas chegam a todo vapor no Jaraguá e na orla da capital
Crédito: Divulgação/ Marco Antônio/ SecomConcentração do Pinto da Madrugada, no sábado, é a partir das 6h
Da Redação do Alagoas Boreal

As prévias carnavalescas de Maceió começam nesta sexta-feira (2), no bairro central do Jaraguá. Nesse sábado e domingo (3 e 4), a festa se transfere para a orla de Pajuçara e Ponta Verde, com os blocos desfilando na avenida Sílvio Carlos Viana. Nesta sexta-feira, cem blocos saem no "Jaraguá Folia", todos finalizando o percurso na praça 18 de Copacabana, por trás do Museu da Imagem e do Som de Alagoas (o Misa).

Este ano, a noite de prévia no Jaraguá teve o percurso modificado. O desfile, que nos anos anteriores passava pela rua Sá e Albuquerque, seguirá esta noite pela Avenidas da Paz, continuando na Industrial Cícero Toledo a contornar o Estacionamento do Jaraguá. A concentração ocorrerá entre o Museu Théo Brandão e a ponte sobre o Salgadinho, na Avenida da Paz.

O Diretor da Liga Carnavalesca de Maceió, jornalista Edberto Ticianelli, afirma que o "Jaraguá Folia" alterou o percurso para permitir “mais conforto e segurança aos foliões”. “Está tudo preparado para receber o maior público do evento. Se no ano passado nós tivemos mais de 50 mil pessoas no Jaraguá, a expectativa é de superarmos os 60 mil foliões.”

Ticianelli conta que a maior parte dos blocos são de frevo. "Mas teremos também muitos blocos de ritmos afros. Aliás, é essa diversidade de agremiações que tem permitido ao 'Jaraguá Folia' se firmar como um espaço do autêntico carnaval popular de Maceió.”

Divulgação/ Agência Alagoas
Bloco infantil Amigos do Karlotas sai à avenida no sábado, às 9h

O primeiro dia se encerra às 2h com os Filhinhos da Mamãe. No sábado, a folia começa às 6h, na concentração do Pinto da Madrugada, com previsão de sair às 9h, na orla de Pajuçara. No mesmo horário, inicia-se o desfile do bloco infantil Amigos do Karlotas. As 10h, o Bloco do Rei e outros saem em desfile pela avenida. As 12h, é a vez das Pecinhas de Maceió, comemorando 35 anos. A concentração das Pecinhas será nas imediações da praça dos 7 Coqueiros. Finalmente, às 13h, a Turma da Rolinha sai da praça Multieventos, encerrando o segundo dia de prévias.

No domingo, o evento chamado “Banho de Mar à fantasia” acontece na praia de Ponta Verde, com o bloco Vulcão iniciando o desfile às 9h. As 10h, o bloco Turma da Esquina sai na avenida, seguido pelo Bloco dos Porteiros e Zeladores, que encerra o terceiro dia de prévias.

Os blocos contam com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (a Secult), que, segundo a agência de notícias do governo, investiu R$ 250 mil. Foram contemplados com esse montante os blocos da Liga Carnavalesca e o tradicional Pinto da Madrugada, registrado como Patrimônio Imaterial da Cultura Alagoana, que não desfilara no ano passado justamente por falta de recursos.