09/01/2018 17:15:03
Maceió
Lavagem do Senhor do Bonfim, também conhecido como 'Ritual das Águas de Oxalá', acontece em Maceió
Crédito: DivulgaçãoRede Alagoana de Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana promove o evento
Da Redação do Alagoas Boreal

No domingo (14), acontece em Maceió a 18a edição da Lavagem do Senhor do Bomfim. A concentração do evento religioso de matriz africana também conhecido como "Ritual das Águas de Oxalá”, será na rua São João, no bairro do Jacintinho, às 15h. O cortejo segue com destino ao pátio da Igreja do Senhor do Bomfim localizada no bairro do Poço.

O evento idealizado pela Casa de Iemanjá no início dos anos 2000 atualmente é desenvolvido pela Rede Alagoana de Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana.  A programação é a seguinte: depoimento dos representantes religiosos; revoada de pombos; aclamação à paz; queima de fogos em homenagem a Oxalá e ao Senhor do Bomfim e, finalmente, a lavagem do pátio da Igreja, feita pelas "baianas", com água, flores e perfume.

O cortejo seguirá pelas ruas do Poço professando a bandeira “Diga não à intolerância religiosa”, culminando na Casa de Iemanjá localizada à rua Dona Alzira Aguiar, 429, Ponta da Terra. A caminhada passa, também, pelo bairro histórico do Jaraguá, antes de chegar à Ponta da Terra, com louvores a Oxalá, chamado "Senhor do Branco e da Paz".