03/01/2018 12:26:52
Cursos e mais
Empresa de startup criada há menos de um ano se destaca no empreendedorismo
Crédito: Fotos/ Divulgação'A equipe pôde se aperfeiçoar nos processos de gestão administrativa e de pessoas', afirma Gesyca
Da Redação do Alagoas Boreal

Um grupo vinculado à Incubadora de Empresas de Alagoas – que é gerida pela Universidade Federal de Alagoas (a Ufal) – vem se destacando nos eventos do ramo tecnológico e empreendedor. Fundada em fevereiro de 2017, a startup Fábrica de Bot, uma equipe de oito membros que assinou em novembro um contrato de um ano com a Incubal, irá desenvolver uma solução de comunicação baseada em Chatbots (o programa de computador que tenta simular um ser humano na conversação com as pessoas) para uso no setor público.

A equipe começou a ganhar destaque em outubro, durante a “Feira do Empreendedor 2017”, realizada no centro cultural e de convenções Ruth Cardoso, em Maceió, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (o Sebrae). Inscrita no espaço "Em Ação 2017", a Fábrica de Bot recebeu o primeiro lugar com o projeto “Chatbots governamental”. A ideia, segundo afirmam os diretores da empresa à Comunicação da Ufal, “surgiu do melhoramento de uma ideia já antiga”. “A proposta era ser uma plataforma móvel que pudesse aproximar o cidadão das informações principais e oficiais do governo”, informam no press-release enviado à reportagem do site.

O prêmio foi uma viagem para São Paulo (SP), onde a equipe da Fábrica participou da feira “Case” – de acordo com a Ufal, a maior de startups em toda a América Latina –, que ocorreu também em outubro.

A empresa começou a ganhar destaque em outubro, durante a 'Feira do Empreendedor 2017', ganhando 1º. lugar no espaço 'Em Ação'

Em dezembro o grupo participou do evento digital “Hackathon”, promovido pela Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) e pelo Sebrae, conquistando o segundo lugar e inscrições para o curso Empretec, também desenvolvido pelo Sebrae. A representante e geógrafa formada na Ufal, Gesyca Santos, conta que "a oportunidade é primordial”. “A equipe pode se aperfeiçoar nos processos de gestão administrativa e de pessoas".
Neste evento foram reunidas equipes de programadores, designers e outros profissionais e estudantes para desenvolver uma plataforma digital para a Semtur. A ideia foi conectar os diversos atores turísticos da capital, promovendo interação e melhoria da qualidade dos serviços oferecidos.

E durante o seminário “Desafio Design Thinking: ideias inovadoras para o agronegócio”, apresentaram o intitulado “Ecossistema de chatbot para o agronegócio”, projeto que auxilia pequenos agricultores com problemas de logística. Em função do reconhecimento na disputa, a equipe assinou uma mentoria, ou seja, um aconselhamento empresarial de 3 meses com o Sebrae.