02/01/2018 11:29:22
Diversão e Arte
Depois de um ano do álbum de estreia, Jude lança single
Crédito: Lorena Firmino/ DivulgaçãoJude, em nova formação, no especial '3 x 4', que reuniu três bandas no teatro Deodoro
Jorge Barboza

A Jude surgiu para Maceió e o mundo em dezembro do ano passado, estreando nas plataformas musicais de internet com o álbum “Ainda que de Ouro e Metais” (Crooked Tree Records). Na verdade, um trio, formado pelo vocalista Fernando Brasileiro, o guitarrista Reuel Albuquerque e o contrabaixista Alex Moreira. No disco virtual, os outros instrumentos ficaram a cargo de Albuquerque, que fez a produção, responsabilizando-se, também, pela bateria e pelos teclados. Apesar de lançado em 2016, o álbum, recebido com alvoroço pela imprensa local e nacional – que se derramou em elogios ao arcabouço psicodélico construído pelo trio, com muitas referências aos Beatles –, figurou em várias listas dos melhores de 2017. Esta semana, soltaram o single “Pluma”, já com Pedro Salvador, incorporado definitivamente à trupe, tocando bateria, mais o tecladista Márcio Jr.

“Pluma” é um salto para fora da redoma Beatles e do psicodelismo à moda sixties que marcaram a estreia da banda, proporcionando – agora sim – ao grupo uma identidade mais original, que dispensa enfim as referências psicodélicas (de Beatles a Jefferson Airplane) festejadas à exaustão pela imprensa. Em 2018, a julgar por este single, a Jude será mais Jude, sem necessariamente lembrar a canção (“Hey, Jude”, de Lennon e McCartney) que deu origem ao nome da banda. O vocal afiado de Brasileiro se amalgamando à melodia e letra de Reuel Albuquerque dá provas da maturidade que a banda atingiu neste primeiro (e glorioso) ano de vida

“A gente vem buscando fazer um trabalho sem rotulações, sem nos preocuparmos com essas coisas de ‘um gênero musical a se seguir’”, concorda o vocalista, afirmando que, assim como no primeiro álbum, as composições do próximo disco (com previsão de lançamento para o segundo semestre de 2018) serão compartilhadas entre os membros da banda.

OUÇA O SINGLE
Ilustração/ Mário Alencar

“Ainda não sentamos para decidir um nome para o álbum. Estamos em processo de gravação. Tem músicas minhas, do Alex e Reuel e, provavelmente, terá uma do Márcio”, explica Fernando Brasileiro.

Ouça a faixa no Youtube, com a capa desenhada pelo guitarrista da banda Killing Surfers (e fundador da Crooked Tree Records), Mário Alencar.