14/12/2017 14:20:50
Maceió
Exposição 'Gabeia' apresenta as cores, os detalhes e as histórias do Mercado da Produção
Crédito: Fotos/ DivulgaçãoFotografia do alagoano Arthur Celso
Da Redação do Alagoas Boreal

A exposição “Gabeia – Você nunca mais verá com os mesmos Olhos”, dos fotógrafos Adilson Andrade, Arthur Celso, Felipe Almeida, Jorge Vieira e Luna Gavazza, que apresenta registros do comércio e da vida cotidiana no Mercado da Produção de Maceió, será inaugurada nesta quinta-feira (14), às 19h30, no Complexo Cultural Teatro Deodoro (rua Barão de Maceió, 375, centro da capital).

A mostra realizada pela agência de fotografia Fragma, com apoio da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (a Diteal), é composta por cinco séries fotográficas, de seis fotos cada uma, totalizando 30 fotografias. Imagens coloridas e em preto e branco foram distribuídas em todo o mezanino da galeria. Segundo os fotógrafos participantes, o objetivo é “iluminar o palco que é o mercado da produção”. “Dar visibilidade a um lugar que é comum e, ao mesmo tempo, pitoresco, rico em histórias e acontecimentos”, destaca o informativo enviado à Redação.

Fotografia do alagoano Adilson Andrade

Jorge Vieira, diretor executivo da Fragma, explica que “Gabeia” é sinônimo de “mercado, de feira”. “Foi um termo bastante utilizado no tempo do Brasil imperial. O Mercado da Produção de Maceió tem sido cenário para diversos cursos de fotografia que a Fragma oferece, por ser um ambiente rico em cores, detalhes, imagens e histórias incríveis.”

Vieira explica diz que conhecia o Mercado, assim como seus amigos, “de forma apressada”. Foi assim que nasceu, segundo ele, o desejo de dar visibilidade ao local com uma série fotográfica. “Nós vamos lá, compramos coisas e não percebemos a riqueza de detalhes que há ali. Então a Fragma propôs a cinco fotógrafos, parceiros em outros projetos, ente eles, o fotógrafo sergipano Adeilson Andrade, convidado que tem tido recepção nacional muito boa, participando de diversas convocatórias e festivais, e os outros, quatro alagoanos. Todos foram lá em momentos diferentes, sem nenhum roteiro, e com essa liberdade, tiveram a impressão de que era um ambiente que precisava de fato se conhecido melhor. Daí surgiu o subtítulo da exposição ‘Você Nunca Mais verá com os mesmos Olhos’, o que resultou, por fim, numa correlação numa unidade entre as series de fotografias.”

Os expositores - Arthur Celso, Jorge Vieira, Felipe Almeida, Luna Gavazza e Adilson Andrade

O diretor da Fragma revela que na abertura da exposição haverá algumas surpresas, entre elas, a participação especial do poeta Paulo Caldas e do ator José Márcio Passos.