07/11/2017 15:16:46
Patrimônios
Serra da Barriga se tornará 'Patrimônio Cultural do Mercosul'
Crédito: DivulgaçãoRitual religioso na Fundação Palmares
Da Redação do Alagoas Boreal

Novembro é o "Mês da Consciência Negra" para nós brasileiros - embora nem todos os Estados da federação comemorem a data 22 de novembro como "Dia da Consciência Negra" ou realizem qualquer programação relativa à história de luta e resistência do povo negro. Em Alagoas, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (o Iphan), a Fundação Cultural Palmares, o Ministério da Cultura (MinC), o governo do Estado e outras instituições públicas e da sociedade realizam uma série de eventos. Entre estes, destaca-se a certificação de "Patrimônio Cultural do Mercosul" que será outorgada, no sábado (11), à Serra da Barriga, antigo Quilombo dos Palmares, maior e mais organizado refúgio de negros, índios e brancos das Américas durante o período escravocrata. Na ocasião, autoridades farão uma visita guiada ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares e artistas locais farão encenação e show abertos à comunidade.

O roteiro de atividades começa já nesta terça-feira (7), com a exposição “Malungo”, do artista plástico mineiro Paulo Nazareth, cuja abertura ocorrerá nesta terça-feira (6) na Casa do Patrimôn,io Histórico de Maceió (sede do Iphan) à rua Sá e Albuquerque,157, bairro central do Jaraguá. A programação inclui, ainda, visita à exposição de arte popular “Invenção da Terra” (com obras do acervo da artista visual e escritora Tânia de Maia Pedrosa), em cartaz no mesmo local.

O curador Júlio Nazareth diz que 'a obra do artista derruba paradigmas e ultrapassa o universo elitizado da arte'

Na quarta-feira (8), no Teatro Deodoro, à rua Barão de Maceió, 375, Centro, convidados e autoridades, bem como representantes dos países que compõe o Mercosul cultural, serão recebidos em evento de boas-vindas, com apresentações artísticas sobre a cultura de matriz africana em Alagoas. Na noite também será exibido um teaser do programa “Caminhos da Reportagem”, da TV Brasil, que vai ao ar dia 23, às 22h. Trata-se de uma matéria sobre a Serra da Barriga, em homenagem ao "Dia da Consciência Negra", abordando, também, o reconhecimento do sítio histórico como Patrimônio Cultural do Mercosul. O especial destaca imagens da região, depoimentos de moradores e entrevistas.

Na quinta e sexta-feiras (9 e 10), acontecerá a 15ª Reunião da Comissão de Patrimônio Cultural (a CPC) do Mercosul, na Associação Comercial de Alagoas à rua Sá e Albuquerque, 467, Jaraguá. Delegados dos países participantes discutirão as políticas de integração cultural dos países envolvidos, assim como o reconhecimento, a promoção e a valorização dos bens culturais comuns.

Por fim, no dia 20, será lançada a publicação do dossiê de candidatura da Serra da Barriga ao título de Patrimônio Cultural do Mercosul, instalando-se no mesmo dia o comitê gestor da Serra da Barriga. A iniciativa empreendida pelo Departamento de Articulação e Fomento do Iphan mobiliza diversos atores em prol da promoção da Serra da Barriga, que será o terceiro bem brasileiro declarado Patrimônio Cultural do Mercosul.