09/10/2017 13:37:55
Cursos e mais
Projeto ‘Em Ação’ premia melhores ideias de jovens empreendedores universitários
Crédito: DivulgaçãoProjeto 'Em Ação' acontecerá no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso
Paulo César Moreira

Segue até as 14h da sexta-feira (13), as inscrições para o projeto "Em Ação", que premiará estudantes universitários alagoanos com as melhores ideias no empreendedorismo. A premiação será realizada no dia 18 de outubro, durante a 8a Feira do Empreendedor, que tem início no dia 18, seguindo até o dia 21. O evento ocorrerá no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, à rua Celso Piatti s/n, no bairro central do Jaraguá, em Maceió. Os detalhes da premiação você pode conferir aqui.

De acordo com a agência de notícias do governo, o projeto tem o objetivo de “incentivar a produção de ideias empreendedoras que busquem solucionar problemas recorrentes no Estado de Alagoas".

A ação realizada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur), de acordo com a agência Alagoas encara os jovens estudantes do ensino superior enquanto “experimentadores de novas ideias e com grande potencial para o mundo do empreendedorismo”. A proposta é levar estas ideias inovadoras “ao conhecimento do setor produtivo para serem financiadas e colocadas em prática." "Até agora, mais de dois mil jovens do ensino médio e superior foram impactados pela iniciativa”, contabiliza o site oficial.

 Em abril deste ano foi realizada uma edição do evento no município alagoano de Delmiro Golveia, no campus da Ufal

“Este evento me proporcionou conhecer mais sobre possibilidades excelentes que podemos ter na região. Além de incentivar o empreendedorismo na sociedade”, declarou à agência Alagoas Nathaly de Santana, estudante de Engenharia de Produção e participante da edição anterior.

O projeto "Em Ação" foi implantado em 2015 e é realizado em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (a Ufal) e com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (o Sebrae). Durante as atividades, serão apresentadas palestras motivacionais com empreendedores já firmados no mercado e os desafios que vivenciam.

A premiação será execultada em duas etapas. Na primeira, serão ofertados workshops com capacitação para os estudantes interessados em formação de equipes, Effectuation e Lean Canvas. Na segunda fase, uma comissão avaliadora selecionarão dez equipes que terão as três melhores ideias premiadas com uma pré-incubação na Incubadora de Empresas de Alagoas (Icubal).

O primeiro lugar entre as ideias ganhará uma viagem para São Paulo para participar da Case (Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo), que acontecerá entre os dias 24 e 28. Também será presenteado com notebook, tablet e kindle. O segundo e terceiro lugar também ganharão equipamentos eletrônicos.

Os alunos que quiserem concorrer deverão submeter o projeto conforme o edital disponível no site www.emacao2017.com.br.