26/05/2017 15:25:17
Diversão e Arte
‘Forró Pipoco’ é coleção de Herbert Loureiro para a Tok & Stok
Crédito: Fotos/ DivulgaçãoDesigner vive há dois anos em São Paulo
Felipe Miranda

A loja de móveis e decoração Tok & Stok lançou recentemente uma coleção especial de São João. Assinado pelos alagoanos Herbert Loureiro e Rodrigo Ambrósio, o trabalho traz personalidade e referências a já aclamada série sazonal da marca, que anualmente lança peças inéditas assinadas por profissionais de renome nacional. Em entrevista ao Alagoas Boreal, o designer e ilustrador Herbet Loureiro contou um pouco sobre o processo criativo de “Forró Pipoco”, linha que assina na edição.

Pratos, canecas, panos de cozinha, moringas e até capas para almofadas. Todos os itens ilustrados por ele contam uma história. São lembranças que ele resgatou através de traços, cores e texturas que já conhecemos muito bem. “Quando eu fui convidado para participar, a equipe da marca deixou claro alguns pontos, dizendo que gostava da forma lúdica como eu tratava meus personagens. A partir disso me deram liberdade para desenvolver o que eu quisesse”, explica. E foi o que ele fez. Debruçando-se em memórias afetivas, Loureiro nos leva ao São João da infância que viveu.

“Eu lembro de um sentimento de comunidade que existia nos anos 1990. Os vizinhos se juntavam para decorar a rua com bandeirolas e montar palhoças. As crianças brincavam de soltar chuvinha e traque. Esse trabalho é sobre como eu vejo todas essas coisas e cores“, diz o artista. Colaborando pela primeira vez com a Tok & Stok, ele conta que ao todo foram dez itens confeccionados. “Fiz uma ilustração principal, duas de apoio e uma textura. Na cena de São João que fiz várias coisas acontecem ao mesmo tempo.”

Os desenhos foram feitos em Florianópolis no final do ano passado. Em duas semanas Loureiro criou, coloriu e entregou a arte. “Depois disso ainda foram feitos uns ajustes. Cada peça tem uma especificidade de produção. Existem restrições de cores, então tive que re-colorir algumas. Mas foi tudo muito simples, a arte foi feita e para cada produto foi adaptada.”

“Nesses cinco meses até a coleção ser lançada, o designer revela que apenas descobriu da participação de Rodrigo Ambrósio na coleção durante uma reunião com o departamento de tendências da marca. Eles não tiveram nenhum tipo de contato antes do encontro para discutir o material de divulgação. “Foi engraçado porque ninguém sabia que éramos amigos e ambos de Maceió. Tenho uma admiração enorme por ele, essa parceria é especial. Rodrigo faz muita coisa legal, apesar das restrições de produção que Alagoas ainda possui.”

Há dois anos vivendo em São Paulo, Herbert Loureiro segue investindo na linguagem própria que criou. Para isso, um reforço chegou com a criação do coletivo Lambada. “É uma iniciativa minha e de dois amigos para participar de feiras e divulgar o que criamos”, conta. Juntos eles desenvolvem projetos especiais para marcas como Lush e Bed Head.

"Atualmente estou investindo em cerâmica. É um processo bastante exaustivo.” Ele está produzindo três coleções distintas e adianta que uma traz uma temática erótica. “São tantos trabalhos ao mesmo tempo que nem consigo lembrar direito.”

Acompanha o trabalho do coletivo Lambada no Instagram: @clubelambada