A organização do bloco Turma da Rolinha parece estar com a corda toda produzindo a feijoada dessa próxima “Panelada da Rolinha”, que ocorrerá no sábado (20), a partir do meio-dia, na barraca de praia Barrica’s, na orla da Jatiúca, capital. Ivonilton Mendonça, líder da agremiação, diz que a panelada “é um sucesso”, e que este ano “a expectativa é maior ainda”. De acordo com o carnavalesco, o evento que começou no ano 2000 consolida-se como um “esquente” do desfile que acontece nas prévias oficiais no dia 3, sábado, às 10h na avenida Sílvio Carlos Viana, Pajuçara. Este ano o bloco comemora 20 anos de folia.
“As prévias crescem e o Carnaval de Maceió começa a dar sinal de vida, apesar da indiferença da prefeitura”, diz Ivonilton Mendonça, lembrando que a Orquestra Fogo-Pagô, que acompanha o bloco, é composta de 18 músicos. “Você sabe bem a luta que vem sendo travada para fazer essas prévias, de 1999 para cá”, observa o produtor da Turma da Rolinha.
Fotos/ Página Facebook |
![]() |
'Participação da prefeitura é zero, erro de ponto de vista, na minha opinião', diz Mendonça |
“Surgimos em 1999 e nessa época só existiam As Pecinhas de Maceió. No ano de 2000 surgiu o Pinto da Madrugada e o Ediberto Ticianelli criou o ‘Jaraguá Folia’ e isso deu uma alavancada braba. A Turma da Rolinha se orgulha de ser o primeiro em termos de frevo, mas sabe que o Pinto da Madrugada e o ‘Jaraguá Folia’ vieram agregar. E como. O Pinto trouxe uma parcela da sociedade com dinheiro e que movimenta e que faz a cabeça do alagoano – porque o alagoano gosta de que os chefes, as cabeças sejam coroadas e que estejam lá. Então a gente continuou nessa batalha”
Com o retorno do prestigiado Pinto da Madrugada à avenida este ano (não saiu em 2017, alegando falta de apoio financeiro), a expectativa é otimista. “Em 2018 sentimos uma coisa: vai ser melhor do que 2017. A saída do Pinto no ano passado – quer dizer, a não saída – descoloriu, vamos dizer assim, o nosso pré-carnaval. As tradições já estavam consolidadas e essa coisa de quebrar as tradições não é fácil para ninguém. A Liga Carnavalesca surgiu tentando suprir essa ausência do Pinto, no ano passado. Louve-se o nosso trabalho pois conseguimos fazer o pré-carnaval que agradou a todos. Mas essa volta deles este ano realmente melhora para todo mundo.”
![]() |
A Turma da Rolinha vai desfilar na manhã do dia 3, sábado de prévias carnavalescas oficiais |
Para Mendonça, a indiferença do município aos festejos e à cultura do Carnaval vai contra a maré e é “um erro de ponto de vista”. “Na direção que o Carnaval de rua, as prévias do Brasil, os blocos de rua, estão cada vez mais fortes em Maceió, com toda dificuldade, a prefeitura é zero... Infelizmente o olhar é todo para outras coisas e agora para o ‘Maceió Verão’. O Carnaval ficou de lado. Mas a gente está se virando. O governo do Estado acena com uma pequena ajuda para a Liga como um todo, para que ela fortaleça seus integrantes e contrate mais orquestras e faça a festa como foi feita no ano passado. O povo nunca deixa de prestigiar a gente porque é o momento que o brasileiro gosta, e o nordestino mais ainda adora o Carnaval.”
Panelada da Rolinha – Sábado (20), com frevo e feijoada, a partir do meio-dia; ingresso R$ 35 (sirva-se à vontade). À venda no estande do bloco no shopping Maceió, em frente à loja LG. |
Barrica's – Avenida Alvaro Otacilio, 39 – tel. (82) 3227 0909. |